Conhecendo THE KINKS de uma maneira inusitada


Resultado de imagem para the kinks

O pessoal da minha geração (anos 80) e da seguinte (anos 90), sabem como era difícil o acesso à informação daquela época. E quando cito informação, estou falando de coisas relacionadas a quadrinhos, filmes, música, etc. Vou me ater na última opção que é tema desse texto.
Nessa época, para conhecermos bandas novas, as maneiras eram limitadas: seja por indicações de um círculo de amizades ou através de revistas periódicas relacionadas ao tema.


Mas não era somente isso...

Além desses meios, ainda tínhamos as amizades por correspondência, fanzines, fã-clubes e etc. Bem, pra começar a escrever sobre como conheci a banda THE KINKS era preciso dar uma pincelada em como era difícil conhecer bandas novas, ter acesso a seus materiais, informações sobre elas e entre outras coisas.

Dito isso...

Através das revistas Metalhead e Rock Brigade, eu comecei a acessar a seção de correspondência, para conhecer pessoas de outros locais do Brasil e que tivesse afinidades musicais para poder conversar e criar discussões sobre o tema.
Bem, eu tinha uma colega de SP, que trocávamos cartas com frequência e uma de suas bandas preferidas e que ela sempre citava em suas cartas era a banda Misfits.

Mas e o que isso tem a ver?

TUDO!
Na época desconhecia a banda, não havia escutado nenhum material deles e sinceramente, nunca tinha despertado interesse (tanto que somente há poucos anos que realmente comecei a gostar muito dessa banda) só conhecia o visual deles através de fotos, achava um pouco estranho e como eu não lia as matérias dessa banda, no “achismo” pensava ser uma banda de black ou death metal, gêneros que não tenho muito interesse, salvo raríssimas exceções.

Banda Misfits
AGORA SIM!
Dito tudo isso, quando eu recebia as cartas da Carol (acho que era esse o nome dela), eu comentava com meu irmão mais velho que ela sempre citava Misfits.
Um belo dia, meu irmão vem falar comigo que um vizinho próximo tem alguns discos de vinil (LP) para vender. O que me interessaria, de acordo com ele, seriam os LPs do Alice Cooper e o vizinho tinha “até aquela banda que a Carol sempre falava”, a tal Misfits.

Os LPs do Alice Cooper que o nosso vizinho tinha à venda eram os seguintes: Special Forces (sem a capa, somente o vinil), Greatest Hits e o School’s Out. Infelizmente, ambos os álbuns citados não tenho mais (foram vendidos junto com a maior parte dos meus discos em um momento de dificuldade), e por fim, o tal álbum do Misfits...

LP do The Kinks (Acervo Pessoal). O nome do álbum vindo primeiro que o nome da banda confundiu.

A princípio olhei a capa, o nome do álbum “The Kinks” e olhei o ano do álbum, não me parecia que aquela arte e ano eram condizentes com o visual dos Misfits que havia visto nas revistas.
Comprado os LPs, fui para casa, sentei ao lado do aparelho de som, e coloquei o álbum do “Misfits”. Aquela primeira música, do título, fez-me pensar: - não pode ser Misfits isso aqui...

Depois de analisado melhor o disco, como suspeitado, não era um álbum do Misfits, mas sim um álbum da banda britânica The Kinks cujo nome do álbum é MISFITS!
A partir desse momento, eu escutei esse álbum com muita frequência, mesmo não encontrando mais material da banda nessa época, The Kinks se tornou uma das minhas bandas preferidas. Eu só teria acesso a mais material da banda somente com o advento da internet e a possibilidade de baixar mp3 na rede, mas isso é assunto pra outro texto.

A banda The Kinks
Espero que tenham gostado desse texto, e realmente espero que venham muito mais por aqui no blog. Um grande abraço!

Red Hawk

Comentários

Cosmão disse…
Historia maneira, realmente os nomes confundem bastante. Eu nunca ouvi material do The Kinks, mas vou procurar porque me interessei. Outra banda que comecei a ouvir recentemente foi Fleetwood Mac, através dos vídeos do Régis Tadeu. Gostei bastante do som, apesar das histórias controversas da banda.

Sobre revistas, eu conheci MUITA banda de metal através da Rock Brigade na época, ainda tenho muitas revistas em casa que comprava toda semana. Boa época pra descobrir sons, hoje tudo parece tão vazio e sem sentido, descartável.
Diogo Batista disse…
Eu era um grande colecionador de Rock Brigade e Roadie Crew. Graças a elas conheci muitas bandas que ouço até os dias de hoje. Quanto ao The Kinks, ouvi algumas vezes, não consigo lembrar de nenhuma, mas recordo que até gostava, hahaha!!

Red Hawk disse…
@Cosmão
Opa, e aí Cosmão! Cara, vale muito a pena conhecer a banda, é disparada uma das minhas preferidas dessa época, e provavelmente, eu não conheceria ela se não fosse essa coincidência da vida. O Fleetwood Mac já devo ter escutado alguma coisa, mas vou procurar um "the best of" pra escutar com mais calma.

Sobre as revistas, ainda vou escrever mais sobre elas, tem um material bom pra falar sobre. Como eu tinha muito material, eu tive que abrir mão dessas revistas, eu comprava todo mês, a sessão de cartas e as resenhas dos álbuns eram muito boas pra ter uma ideia da banda. Abraço!


@Diogo Batista
Fala Diogo!
Aqui era só Rock Brigade e Metalhead, era grande colecionador também, como citei ali acima, todo mês comprava alguma, mas minhas preferidas eram aquelas revistas especiais com poster ou traduções.
Ah, e vai lá curtir um The Kinks! hahaha Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

Spectreman - Editora Bloch

Caçadores dos álbuns desconhecidos: Kelly Chen

SPECTREMAN EDIÇÃO #01 - BLOCH EDITORES